Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

banner divulgacao1

Página Inicial > Divulgação > Notícias > OFICINA DE ANIMAÇÃO DE NARRATIVAS INDÍGENAS

OFICINA DE ANIMAÇÃO DE NARRATIVAS INDÍGENAS

Mais um workshop sobre línguas indígenas no Museu do Índio. Até 1º de setembro, acontece a Oficina de Animação por meio da capacitação de jovens Paumari (AM) para a produção e edição de animações inspiradas em narrativas indígenas.

Oiara Bonilla, antropóloga (UFF), é a responsável científica do evento. Participou da abertura o linguista Wilson Lima da Silva, do Rochester Institute of Technology (EUA), que, nesta primeira capacitação dos Paumari, compartilhou metodologias e tecnologias, anteriormente utilizadas com a etnia Desano (AM).
A produção dos filmes de animação, em língua indígena, durante a oficina no Museu do Índio (RJ), será baseada em narrativas premiadas em Campeonatos de Línguas que acontecem nas aldeias Paumari. Os dois primeiros campeonatos contaram com o apoio do Museu do Índio/FUNAI. A realização desses eventos revitaliza não apenas a língua, mas , também, outras tradições e conhecimentos, por meio da troca entre grupos e aldeias e do contato entre os jovens e os mais velhos.

Desano

Cristina Botelho
Comunicação Social - 29/08/2017

Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h 30min; sábado, domingo e feriado, das 13h às 17h. Entrada gratuita.
Rua das Palmeiras, 55. Botafogo - Rio de Janeiro/RJ - Brasil. CEP 22.270-070. Tel.: (21) 3214.8700

© Direitos reservados Museu do Índio - FUNAI