Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

banner divulgacao1

Página Inicial > Divulgação > Notícias > Exposição Mundo em Movimento

Exposição Mundo em Movimento

Mundo em Movimento: Saberes Tradicionais e Novas Tecnologias" é atração no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília.

Foto de índios em apresentação de dança típicaCerca de 300 pessoas prestigiaram, nesta terça-feira(10/04) a inauguração do evento Mundo em Movimento: Saberes Tradicionais e Novas Tecnologias, no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília. A noite de abertura contou com a presença do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, Secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira da Silva, além do Presidente da FUNAI, Márcio Meira, e do Diretor do Museu do Índio, José Carlos Levinho, que assina a curadoria do evento.

A partir desta quarta-feira (11/04) o público pode conferir o evento que reúne exposições sobre 55 etnias, incluindo as que integram o Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas do Museu do Índio – PROGDOC.

As mostras, que podem ser vistas em diversos espaços do Memorial, exibem o universo indígena do Brasil e sua produção artística e cultural, além de uma ampla coletânea de registros audiovisuais. Os saberes e rituais das 55 etnias, são apresentados de forma lúdica, por meio de objetos, textos, fotos, vídeos, músicas e falas. Entre as curiosidades, o público pode conferir um corredor sonoro com 14 monitores portáteis e interatividade para escuta de 18 sonoridades – falas e cantos – indígenas.

Entre os vários grupos apresentados no evento, tem destaque os Tikmũ’ũn - também conhecidos como Maxakali (MG) - pela resistência e vitalidade com que preservam os seus saberes musicais e a sua linguagem.

Os visitantes podem conhecer, ainda, o Programa Indio&Arte, do Museu do Índio/ FUNAI, que apresenta uma exposição de vendas no Espaço Galeria do Memorial dos Povos Indígenas. Ali, o público encontra diversas peças como cerâmicas, cestarias, adornos e grafismos.

O Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas – PROGDOC:

O Museu do Índio (RJ) coordena, desde 2009, um esforço nacional de registro e documentação para proteger, reforçar e revitalizar as muitas línguas e culturas indígenas existentes no território brasileiro. O trabalho é divido em quatro áreas de atuação – Prodoclin, Prodocult, Prodocerv e Prodoc Som – e desenvolvido em conjunto com o Instituto Max Planck, da Holanda, e várias universidades e centros de pesquisa do País, com o apoio da Fundação Banco do Brasil e da Unesco.

O Programa Índio e Arte:

Índio e Arte é um programa de salvaguarda do patrimônio cultural indígena voltado para a preservação da cultura material dessa população. As suas ações objetivam fomentar a documentação e o registro dessa produção em projetos caracterizados pela aliança entre documentação, protagonismo indígena e comércio justo.

Evento: Mundo em Movimento - Saberes Tradicionais e Novas Tecnologias
Curadoria: José Carlos Levinho (Diretor do Museu do Índio)
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9 às 18horas
                    sábados, domingos e feriados, das 10 às 18horas.
Local: Memorial dos Povos Indígenas – Eixo Monumental Oeste. Praça do Buriti - Brasília/DF
Telefones: (61) 3342-1157 / 3344-1154 / 3342-1156
Grátis

Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h 30min; sábado, domingo e feriado, das 13h às 17h. Entrada gratuita.
Rua das Palmeiras, 55. Botafogo - Rio de Janeiro/RJ - Brasil. CEP 22.270-070. Tel.: (21) 3214.8700

© Direitos reservados Museu do Índio - FUNAI